Luz e tecnologia, por Rafael Serradura

08.03.2019 |

Rafael Serradura se apresentou na última edição da ELA fair, patrocinado pela LEDVANCE, e discorreu sobre o tema luz e tecnologia.

Rafael Serradura é um lighting designer de grande reputação no Brasil, e como business partner da LEDVANCE, foi o convidado da empresa para realizar uma apresentação sobre luz e tecnologia. Rafael discorreu sobre a forma como se inspira e se vale de arte e tecnologia para realizar os seus projetos e encantar seus clientes. Cada etapa do processo criativo de Rafael foi ilustrada com diversas imagens de projetos que ganharam prêmios nos últimos anos, o que serviu de inspiração aos participantes do evento.

Todo projeto começa pela inspiração. Serradura mergulha no universo do cliente para conhecer sua personalidade, seu estilo, entender suas necessidades, para então encontrar soluções criativas em iluminação LED. Observa detalhadamente a arquitetura do espaço, para realçá-la e conectar os espaços às pessoas.

Depois da inspiração, Rafael vai a fundo em todo o portfólio de lâmpadas, luminárias e fitas LED disponíveis no mercado para dar vida à sua arte. É bastante criterioso na seleção de produtos de iluminação, porque o design, a eficiência e a facilidade de manutenção são cruciais para se chegar aos objetivos propostos.

Além de inspiração, muita técnica é aplicada. Rafael se vale uma das maiores tendências atuais na indústria de iluminação, a iluminação centrada no ser humano. A luz tem influência direta e indireta em importantes hormônios no corpo humano. Esses hormônios afetam a pressão sanguínea, frequência cardíaca, vitalidade, memória e humor. Rafael Serradura aplica a luz ideal em seus projetos, dosando a temperatura de cor correta para ambientes de trabalho, contribuindo para um melhor rendimento dos profissionais, e as contrapõe com ambientes de relaxamento, impulsionando o bem-estar do ambiente.

Outro ponto de extrema relevância nos dias atuais é a economia de energia. Rafael também abordou o tema de certificação LEED e apresentou projetos certificados.

Os participantes do evento tiveram acesso a todos os detalhes desses projetos, do briefing do cliente ao resultado final das obras, através de imagens e vídeos que foram apresentadas por Rafael ao longo de sua apresentação.

SOBRE LEDVANCE

Com escritórios em mais de 50 países e atividades comerciais em mais de 140 países, a LEDVANCE é um dos principais fornecedores de iluminação geral do mundo para profissionais e consumidores finais. Surgiu do negócio de iluminação geral da OSRAM GmbH, a LEDVANCE oferece uma amplo portfólio de luminárias LED para as mais diversas áreas de aplicação, produtos de iluminação inteligente e conectáveis, um dos maiores portfólios de lâmpadas LED do setor além de lâmpadas tradicionais. No ano fiscal de 2017, a LEDVANCE alcançou um volume de negócios de cerca de 1,9 bilhões de euros. Com base em um acordo com a OSRAM, a LEDVANCE continuará a usar a marca OSRAM para muitos dos seus produtos (SYLVANIA para os EUA e Canadá). Mais informações podem ser encontradas em www.ledvance.com.br/

Sobre Rafael Serradura

Segundo Thomas Edison, “a genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração”. Ambas as qualidades sobejam no lighting designer Rafael Serradura. Ele iniciou sua bem-sucedida carreira em 2007, ao se especializar em iluminação técnica e cenográfica. Em pouco tempo, ampliou a atuação para projetos nas áreas comerciais e residenciais, em eventos e no desenvolvimento de peças exclusivas.

Apaixonado pela capacidade que a iluminação tem de transformar qualquer ambiente, Rafael tem um olhar atento e busca referências em suas constantes viagens ao redor do mundo. Como não poderia deixar de ser, seus olhos brilham (iluminados!) ao discorrer sobre inúmeros projetos laureados em muitos festivais do segmento.

Referência nos segmentos da arquitetura e do design, Rafael Serradura segue abrindo clareiras (com duplo sentido) com projetos que combinam arrojo e sofisticação. Conheço de perto e recomendo com entusiasmo o Studio Serradura. (Sérgio Pavarini, Jornalista e Consultor de Marketing Digital)

Fundado em 2007, o Studio Serradura desenvolve projetos luminotécnicos que combinam ousadia e funcionalidade. Sob a batuta do arquiteto de iluminação Rafael Serradura, a equipe de profissionais produz arte sob forma de luz. De uma luminária exclusiva à iluminação urbana.

“Crie, recrie, desenvolva, inspire, respire, viva, construa, fuja do óbvio, divirta-se”.

Paula Silveira Mello
Head of Marketing