Manipulando Lâmpadas quebradas

A única vez que o Consumidor pode ficar exposto ao mercúrio é se o vidro da lâmpada quebrar. Se isso acontecer, siga os seguintes passos para minimizar a exposição a esse metal:

1. Não entre em pânico! Lembre-se que uma lâmpada fluorescente contém somente uma pequena porcentagem de mercúrio.

2. Se a lâmpada quebrar dentro de uma luminária, tenha certeza que a mesma esta desconectada da energia para evitar qualquer risco de choque elétrico.

3. Caso o mercúrio se espalhe em uma grande área, crianças devem sair desse espaço.

4. Abra as janelas e saia do espaço contaminado por, pelo menos, 15 minutos. Se possível, permita circular ar pelo ambiente.

5. Para proteger você mesmo contra cortes com os cacos do vidro, use luvas quando possível.

6. Após ventilação, reúna os maiores pedaços de vidro em um compartimento próprio e fecho-o hermeticamente.

7. você deve levar o compartimento com os vidros para o ponto de coleta de descarte de lâmpadas. Se você tem que armazenar os cacos de vidro, por favor tente armazenar em ambientes abertos, se possível.


Se a lâmpada quebrar em superfícies (azulejos, linóleo, PVC, laminados):

1. Colete os menores pedaços, por exemplo, com um cartão.

2. Limpe completamente a superfície, pelo menos duas vezes, com toalhas descartáveis.


Se a quebra acontecer no carpete:

1. É recomendável deixar o carpete, pelo menos 5 minutos com as janelas abertas. Depois, ventile o ambiente por 15 minutos e repita o processo pelo menos duas vezes.

2. Se possível, limpe e areje o carpete em ambiente aberto (pelo menos uma vez).

3. Diligentemente limpe o bocal do aspirador e imediatamente remova o saco completamente limpo do recipiente de pó. Deixe o aspirador de pó trabalhando por pelo menos 15 minutos no carpete.

4. Todos os materiais utilizados (luvas, pedaços de cartões, toalhas, sacos do aspirador de pó) podem ser descartados como lixo doméstico, mas devem imediatamente serem retirados do ambiente contaminado.

5. O ambiente deve ser ventilado após todos os restos de lâmpadas serem removidos.


Lembre-se que os seguintes pontos permitiram que você faça uma informal decisão para si mesmo:

  • Respirar vapor de mercúrio é a principal maneira do mesmo entrar no corpo humano.
  • Em temperatura ambiente, mercúrio é um liquido que evapora devagar. Essa evaporação acelera em altas temperaturas. Se a lâmpada se quebrar enquanto estiver ligada, a maior parte do mercúrio já estará na forma de vapor.
  • Com a lâmpada quebrada, a maior parte do mercúrio ira agarrar fragmentos de vidro e evaporar ao longo do tempo. Depositando esses fragmentos em uma lixeira do lado de fora rapidamente manterá o mercúrio fora de sua residência.
  • Ventilar a área afetada reduz consideravelmente o nível de vapor de mercúrio.
  • Use lâmpadas fluorescentes compactas da LEDVANCE – aqui você pode ter certeza que o teor de mercúrio está bem abaixo dos limites estatuários.

Em ordem de garantir que nossas instruções de limpeza estão corretas, a LEDVANCE escolhe uma abordagem cientifica para este tópico. O departamento de meio ambiente, Saúde e segurança conduz um estudo intensivo medindo a contaminação de mercúrio de um ambiente quando uma lâmpada fluorescente foi quebrada e diversas alternativas para a limpeza e análises.