As necessidades funcionais são a base de um projeto de iluminação para áreas externas. Entender como o espaço é utilizado, quais as necessidades dos usuários e principalmente, atingir os níveis de iluminação recomendados é fundamental para garantir que a função seja desempenhada com qualidade.A luz deverá promover a segurança de forma que os usuários dse sintam confortáveis à noite para circular pelo espaço, trabalhar ou dirigir, sem acidentes, vendo antecipadamente degraus, cruzamentos, avenidas e outras pessoas. Há também a sensação subjetiva de segurança pessoal.
A iluminação exerce uma enorme influência sobre o sentimento de segurança das pessoas. E para alcançar esse nível de segurança, a qualidade da luz é fundamental: não apenas o brilho, mas também a reprodução de cores. Quanto melhor for a reprodução de cores mais facilmente as pessoas podem reconhecer os espaços e pessoas ao seu redor. A iluminação deve ainda considerar as questões estéticas, garantindo uma perfeita harmonia entre a arquitetura e o paisagismo. Um bom projeto de iluminação valoriza espaços públicos e edifícios comerciais, ressaltando os aspectos arquitetônicos.
Na iluminação profissional de áreas externas, o desafio não termina em garantir a funcionalidade, segurança e valorização dos espaços iluminados. Outros aspectos fundamentais como eficiência energética, qualidade de iluminação, requisitos legais, durabilidade e manutenção são essenciais para um projeto sustentável.
É por estas razões que cada vez mais os projetos de iluminação de áreas externas estão atualizando sua iluminação para a tecnologia LED. E os LEDs são muito eficientes, possuem alta qualidade de iluminação, alta durabilidade e baixa manutenção.