50% de economia de energia: nova solução de iluminação LED para a Carlsberg

Høje Tåstrup, Dinamarca, 2017

Projeto: Centro Logístico do Leste da Carlsberg em Høje Tåstrup, Dinamarca

Vertical: Indústria - Logística e Alimentação

Aplicações: Centro de embalagem, armazém e iluminação exterior

Tecnologia: Luminárias LED

Luminárias: Damp Proof e Floodlight


Aspectos chave

Substituição de 600 luminárias convencionais instaladas nos armazéns e áreas externas por luminárias LED, resultando em:

  • Eficiência luminosa duas vezes maior;
  • Consumo de energia reduzido em 50%, resultando numa economia de 650.000 kWh/ ano;
  • Emissões de CO2 reduzidas em 400 toneladas/ ano.


História

A principal prioridade do Centro Logístico da Carlsberg em Høje Tåstrup, na Dinamarca, é a sua conversão para um centro logístico sustentável e mais eficiente. Neste centro, trabalham 180 pessoas 24 horas por dia para que sejam enviados diariamente 2.500 pallets de cerveja e outras bebidas para lojas, bares e restaurantes. O trabalho diário implica o transporte de carga pesada por 77 caminhões para os seus destinos. Quando esses caminhões retornam, os barris e as garrafas usadas são removidos e encaminhados por comboio para Fredericia.

É fácil nos impressionar com a logística extremamente eficaz da Carlsberg e admirar a dança cuidadosamente coordenada entre empilhadoras e porta-pallets elétricos nos grandes armazéns. No entanto, um olhar mais atento, nos mostra que há algo ainda mais impressionante - as iniciativas para garantir que a segurança está em primeiro lugar, desenvolvidas pela Carlsberg.


O desafio: Segurança acima de tudo

Existem muitas medidas de segurança em todo o centro logístico que visam proteger os funcionários de acidentes de trabalho. Zonas de circulação e direção são claramente identificadas, utilizando fitas de advertência para sinalizar os locais potencialmente perigosos e recursos de vídeo - todos com o objetivo de educar, informar e integrar a segurança na vanguarda das operações e promover a ambição de "zero acidentes".

O centro logístico está aberto todos os dias, durante todo o ano, portanto, naturalmente, a iluminação é muito importante para melhorar a segurança: uma iluminação clara e homogênea das áreas de trabalho e de circulação facilita a orientação e pode ajudar a reduzir os acidentes. A Carlsberg estava plenamente consciente do sistema de iluminação desatualizado e inadequado que estava sendo usado nos cinco grandes armazéns e dos problemas que eram decorrentes antes da atualização da iluminação.

A baixa iluminação convencional em algumas partes do interior do armazém, bem como no exterior, por vezes, dificultava a circulação e a realização do trabalho de forma eficiente. As possíveis ramificações na segurança, produtividade e estímulo geral dos funcionários - especialmente nos turnos noturnos - eram de muita importância para serem ignoradas. Isto para não falar do problema com o tempo de pausa decorrente das substituições de lâmpadas fluorescentes e lâmpadas de iodetos metálicos que queimaram durante o horário de trabalho.

A renovação da iluminação foi, por estas razões, essencial.


A solução: Um passo natural para um melhor ambiente de trabalho

"Para Jesper Larsen, chefe de distribuição da Carlsberg Leste, a melhoria da iluminação foi o passo natural seguinte na estratégia para aumentar a segurança e a produtividade. Ele reconheceu que uma mudança da iluminação convencional para LEDs proporcionaria não só uma grande economia nos custos de eletricidade e emissões de CO2, mas também forneceria soluções de iluminação flexíveis e eficientes do ponto de vista energético que seriam mais apropriadas às necessidades.

Michael Hansson, da empresa de instalação Kvalitek, elaborou uma proposta de atualização da iluminação, com vista à melhoraria significativa da qualidade da iluminação nas operações diurnas, noturnas e de mudança de turnos, satisfazendo assim as exigências da Carlsberg com um centro logístico produtivo, sustentável e eficiente."


Vantagens da nova solução de iluminação

“Agora os armazéns e as áreas de circulação da Carlsberg estão muito melhor iluminados. A atualização da tecnologia resultou numa iluminação mais clara e uniforme, e os pontos mal iluminados e até escuros são coisa do passado. A nova iluminação garante maior visibilidade e reduz o risco de acidentes”, diz Michael Hansson.


“Os armazéns e áreas de circulação estão bem iluminados. A mudança reduziu o consumo de energia em 50% e poupa-nos 650.000 kWh/ ano. ”

Jesper Larsen, chefe de distribuição da Carlsberg Leste

"No total, 600 novas luminárias LED agora estão instaladas nos armazéns e nas áreas externas.

Nos cinco grandes armazéns, as luminárias convencionais, cada uma equipada com três lâmpadas fluorescentes T8 de 58 W (4000 K), foram substituídas por luminárias LED Damp Proof de 55 W/ 4000 K da LEDVANCE. Para além da sua excelente eficiência de 115 lm/ W, as luminárias foram selecionadas pelo seu elevado fluxo luminoso de 6400 lumens, a sua temperatura de cor branca neutra de 4000 K e a sua capacidade de cumprir todas as normas internas exigidas no Centro Logístico da Carlsberg. Com uma vida útil de 50.000 h (L70 / B50), as luminárias LED duram cerca de 2,5 vezes mais que as lâmpadas convencionais.

As lâmpadas convencionais queimavam frequentemente nas áreas exteriores e de carga. Os poderosos holofotes de iodetos metálicos tinham a função de iluminar os caminhos aos caminhões durante a carga e a descarga. Com a melhoria efetiva proporcionada pela iluminação LED, os tempos entre substituições serão bastante longos, pelo fato de os novos Floodlights LED 200 W terem uma vida útil de cerca de 5 vezes mais. Além disso, com os novos Floodlights LED, os funcionários beneficiam de uma luz muito homogénea e branca, com um fluxo luminoso de 20.000 lúmens. Os Floodlights também são usados para iluminar as fachadas dos edifícios.

Com tudo somado, a iluminação foi significativamente melhorada. Durante todo o processo, a empresa de instalação Kvalitek trabalhou na melhoria do sistema de iluminação para aumentar a economia de energia, a qualidade da iluminação e a sustentabilidade. Estes benefícios e atributos explicam porque é que a Kvalitek optou por utilizar as luminárias LED da LEDVANCE.

De acordo com Michael Hansson da Kvalitek, há duas razões principais pelas quais ele escolheu a LEDVANCE como fornecedor: “Os produtos são de alta qualidade. Não apenas a eficiência da luz é elevada, mas as luminárias também são de boa qualidade e duradouras. Como a duração é de até 50.000 horas de operação, a vida útil é de até 15 anos, o que significa que as luminárias não precisarão ser substituídas, em princípio, até que os próprios prédios sejam reconstruídos ou renovados. É provavelmente por isso que a LEDVANCE oferece uma garantia de até cinco anos para muitas das suas luminárias.”

E continua: “Além disso, há um prazo de entrega muito curto, muitas vezes, apenas de alguns dias. O tempo de entrega rápido significou, neste caso, que poderíamos fazer o projeto em tempo recorde e fazer tudo antes do Natal, que é o período mais movimentado do ano para a Carlsberg.”